O senador Armando Monteiro (PTB) em recente entrevista ao Blog do Fábio Cardoso disse acreditar que o PT manteria o alinhamento politico com PTB visando às eleições de 2018, mas por outro lado, o senador também disse “Se o PT entender desta vez que não deve fazer uma política de alianças e tiver que marchar para uma chapa puro sangue, vamos chamar assim, nós vamos entender também”. Pois bem. Segundo o blogueiro Nil Junior, o Diretório Estadual do PT aprovou na tarde deste domingo (30) a candidatura própria ao Governo do Estado. A decisão já era uma tendência aferida a partir de depoimentos de membros do partido, mas ainda havia possibilidade de um debate sobre alianças no primeiro turno.

Uma das possibilidades ventiladas era de apoio a Armando Monteiro, mas ela perdeu força segundo os próprios petistas com o apoio do Senador à Reforma Trabalhista.

Com a decisão, a legenda agora tem a missão de escolher o nome que encabeçará o projeto. Os nomes mais cotados são da vereadora do Recife, Marília Arraes e do ex-prefeito de Recife, João Paulo

Pesou também para a decisão a necessidade da legenda de ter um palanque para a disputa presidencial no Estado. Apesar da condenação por Sérgio Moro e ainda enfrentar outras ações, a aposta da legenda é da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

O cacique petista inclusive virá a Pernambuco nos dias 24 e 25 de agosto, como parte de uma jornada que o petista realizará pelo Nordeste.