Infelizmente os pernambucanos tiveram que assistir no Jornal Nacional na noite dessa segunda-feira (05) a triste realidade da violência sem controle que adormenta todo o Estado de Pernambuco.

O JN abriu a edição, relatando um homicídio que aconteceu em Igarassu , Região Metropolita de Recife, onde o irmão de Alessandro saiu para se divertir com amigos, ouve uma briga no bar e levou dois tiros e morreu. Edson Carlos era casado e tinha uma filha. “Um bom dono de casa, esposo, pai e aí foi morto pela violência que nós estamos hoje vivendo em Pernambuco”, comentou o irmão da vitima em reportagem ao JN.

O estudo divulgado ontem pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que Pernambuco teve uma diminuição de 20% entre os anos de 2007/2013 por causa da implantação do programa pacto pela vida que entre outras medidas aumentou as ações de inteligência e prevenção e também o número de policiais nas ruas. Mais as pesquisa destaca que os homicídios voltaram a crescer no estado um aumento de 13,7% entre 2014 e 2015.

A pesquisa vai até 2015, mas os dados da secretaria de defesa social de Pernambuco mostra que a violência continua crescendo no Estado. No ano passo por exemplo, a sangria de homicídios chegou a  4.479 que corresponde a 15% a mais do que em 2015. Por outro lado, este ano, 2.037 pessoas foram assassinadas só de janeiro a abril, uma média de 500 por mês.

A reportagem do JC entrevistou o sociólogo que foi um dos idealizadores do pacto pela vida. Ele avalia que o programa que deu bons resultados antes se perdeu. “ Não foram reformadas as instituições como os sistemas prisional o sistema de medidas socioeducativas, não existiram programas de prevenção da violência, mediação de conflitos”, avaliou.

Em rede nacional o governo do Estado admite o problema de segurança. “Nós reconhecemos, mas nós  acreditamos no pacto pela vida e nos acreditamos que  tanto o investimento e a contratação de novos homens vai dá resultado”, disse o coordenador do program  Pacto Pela Vida, Marcio Steffani

Apesar do governo Paulo Câmara (PSB) anunciar investimentos na segurança pública, a população a cada de que passa, fica mais insegura e sem acreditar nas soluções. Na verdade a criminalidade vai predominando no Estado.

O governo precisa agir rapidamente e trazer de volta a paz e o sossego que tantos pernambucanos sonham.